Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica. Importante: o álcool também altera o colesterol.
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Detalhe: para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.
Sim, a prática de atividade física intensa pode interferir nos resultados de alguns exames laboratoriais. Isso acontece porque a atividade física altera os níveis de glicose no sangue, queima calorias e aumenta a liberação de resíduos metabólicos, como o ácido lático e a creatinofosfoquinase (CPK).
Por isso, é recomendado evitar esforços físicos intensos nas 24 horas que antecedem o exame. É importante informar o laboratório sobre a rotina de atividades físicas, principalmente, atletas e desportistas.
A Organização Mundial de Saúde – OMS, recomenda período de 3 a 5 dias e não pode ser coletado em casa.
Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos. Por cautela, conseqüentemente, consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer o exame.
A melhor amostra é a primeira da manhã ou aquela emitida após repouso miccional de, pelo menos, quatro horas. Antes de colher a urina, fazer uma cuidadosa e rigorosa lavagem dos genitais com água e sabão, enxaguar bem e secar. Colher em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.
Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado.
Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso, guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tiroide.
Algumas crianças precisam de jejum para realizar exames de sangue, mas o tempo necessário varia de acordo com a idade da criança e o tipo de exame:
Crianças de até 6 anos não precisam de jejum prolongado e a coleta deve ser feita o mais próximo possível da próxima refeição.
Crianças de 3 a 6 anos devem jejuar por 6 horas.
Crianças de mais de 6 anos devem jejuar por 8 horas.
Depende do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório. Já a urina tipo I, que é mais comum, pode ser colhida em casa.
Sim, mas principalmente no de triglicérides. Por exemplo, uma pessoa com triglicérides elevados e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente baixo. Já alguém com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior, apresentará resultado falsamente alto.
O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.
Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina. Se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.
Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que o médico saiba em que período do ciclo o seu exame foi realizado.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Mas, se for urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia na hora do exame e o uso de tampão vaginal, para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame.
Nem todos. Desde que obedeça ao tempo estipulado de jejum, alguns podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas.
Isto chama-se hematoma: extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.
Carregar objetos pesados, até mesmo uma bolsa, ou dobrar o braço logo após a coleta de sangue pode contribuir para que isso aconteça. Compressas frias ajudam a aliviar a dor e impedir a progressão do hematoma.
Fumar antes de fazer um exame pode afetar os resultados e, por isso, não é recomendado.
Matriz: Rua Bahia, 975. Siqueira Campos
Diretor Técnico: Dr. José A. Prudente CRM/SE:666 RQE:487
Unidade 1: Rua Bahia, 966. Siqueira Campos
Diretor Tecnico: Dr. José A. Prudente CRM/SE:666 RQE:487
Unidade 2: Rua Bahia, 956. Siqueira Campos
Diretor Técnico: Dr José Antônio de A. Goes Filho CRM/SE: 1555
Unidade 3: Av. Coletora A, 292. Marcos Freire I
Diretor Técnico: Dr. Carlos Alberto F. Dantas Passos CRM/SE: 4944 RQE: 3814
Agende por Whatsapp